O sistema Cantareira continua em uma situação considerada crítica, porém seu volume subiu 0,3% , atingindo 14 pontos percentuais na manhã da quinta-feira (12). Segundo as contas do governo, esse índice pode evitar a adoção de rodízio em 2015.
Com esse nível, somado a obras de interligação de represas programadas para este ano e os racionamentos de água nas periferias (“redução de pressão’, oficialmente), a gestão acredita que é possível manter o abastecimento na Grande São Paulo e ultrapassar o intervalo seco, que vai até fim de Outubro.
Além das obras previstas, a Sabesp ainda tem uma terceira cota do volume morto com cerca de 40 bilhões de litros de água, o que lançaria cinco pontos percentuais ao atual volume do sistema, e pode ser usada a partir da metade do ano segundo o governo.
Desde que a crise viveu sua pior época, no ano passado, o governo já recorreu a duas dessas cotas, que serão recuperadas totalmente quando o Cantareira atingir 29%, o que deve demorar no mínimo até o verão 2015/2016 para ocorrer.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/03/1601292-cantareira-atinge-14-indice-que-para-a-sabesp-elimina-o-rodizio-em-sp.shtml