Você chega em casa e logo percebe um odor muito ruim vindo de algum cômodo da casa, então inicia uma busca implacável deste cheiro de esgoto insuportável, mas não consegue identificar a origem. Provavelmente esse mau cheiro pode estar vindo da sua cozinha ou banheiro a partir do ralo.
Esse problema é comum em todas as casas, não se sinta mal, ralos com mau odor costumam ser uma dor de cabeça no início, mas são resolvidos com técnicas e produtos que dependerão muito do problema encontrado no ralo e esse nível de resolução vai de uma simples limpeza manual até o chamado de um profissional especializado em encanamentos.
Motivos que levam ao mau cheiro nos ralos.
Normalmente, a fonte mais comum de ralos fétidos são entupimentos e bactérias causadoras de odor, muitas vezes, o melhor terreno fértil para bactérias causadoras de mau cheiro. Porém, bactérias e entupimentos não são as únicas fontes do problema, outras fontes familiares de odor incluem:
- Esgoto: à medida que o esgoto se decompõe é liberado gases nocivos, desagradáveis e lembram o odor de esgoto envelhecido. Estes gases de esgoto podem penetrar nos ralos quando há sifões vazios e, normalmente, os cheiros de esgoto ocorrem em ralos usados de forma irregular.
- Mofo: esses odores são atribuídos diretamente à existência de mofo ou bolor perto de seus ralos. Normalmente, o cheiro de mofo e bolor ocorre nos ralos quando um vazamento na calha ou canos se conecta a ele.
- Erros na instalação: alguns serviços feitos por profissionais não especializados podem causar problemas graves no encanamento e um deles é o mau odor vindo dos ralos de sua casa. Um erro simples pode ser o de esquecer de instalar sifões ou aberturas de esgoto que causam odores muitas vezes insuportáveis.
Formas de solucionar o mau cheiro nos ralos.
Existem algumas que você pode experimentar para livrar seus ralos desse odor insuportável. Se você deseja seguir o caminho do “faça você mesmo” DIY, precisará de algumas coisas, como: água fervente; vinagre branco destilado; bicarbonato de sódio; sal; suco de limão.
Separamos abaixo o que você pode fazer com cada um desses itens domésticos e como eles podem remediar o cheiro vindo de seu sistema de drenagem. Confira
Utilizando água fervente
A água fervente é perfeita para ser utilizada no dia a dia da cozinha, mas também para resolver intempéries que nos deparamos com nossos sistemas de esgoto e drenagem. Às vezes, tudo o que seu ralo precisa é de uma boa onda de calor, que através da água fervente pode ser suficiente para eliminar qualquer agente causador do mau cheiro.
Para utilizar a água fervente leve uma panela pequena de água ao fogo, após quente despeje a água no ralo e aguarde alguns minutos. Após este processo despeje a água fria no mesmo local até que o cano seja totalmente enxaguado, leve uma panela pequena de água para ferver e despeje metade da panela de água fervida no ralo.
O vinagre é um ótimo remédio para manter seus sistemas de drenagem limpos. O ácido acético do vinagre ajuda a neutralizar a fonte do odor e pode penetrar facilmente na gordura tendo também propriedades desinfetantes.
Aqueça quatro xícaras de vinagre branco até ferver, depois despeje metade no ralo e deixe a água correr por cerca de 60 segundos. Repita o processo com a quantidade restante de vinagre quente. Esse método normalmente elimina pequenos entupimentos no ralo, que geralmente é a fonte desses odores fedorentos.
Bicarbonato de sódio e sal para limpeza
O bicarbonato de sódio pode fazer uma enorme diferença no cheiro e na eficiência de seus drenos, a natureza abrasiva do sal, misturada com o poder de limpeza do bicarbonato de sódio, pode efetivamente remover o odor do seu ralo.
Despeje uma xícara de bicarbonato de sódio e ½ xícara de sal no ralo, após este processo, deixe a mistura trabalhar/descansar por algumas horas, em alguns casos podendo ser na parte da noite até a manhã seguinte. Aqueça duas xícaras de água para ferver e despeje a água no ralo. A água quente libera a mistura junto com quaisquer detritos que são desalojados durante o processo.
Suco de limão e bicarbonato de sódio
Utilizar o limão junto ao bicarbonato de sódio parece ser aquela receita de vó, não é mesmo? Mas saiba que se ela te passou a receita, com toda a certeza ela sabia do que estava falando. O ácido cítrico do limão é natural e quando misturado ao bicarbonato, cria uma ação de espuma que pode ajudar a remover entupimentos e odores fedorentos do ralo.
Despeje ½ xícara de bicarbonato de sódio e ½ xícara de suco de limão no sistema de drenagem, tampe o dreno e deixe a solução agir por uma hora. Depois deste processo termine jogando a água quente da torneira pelo ralo. Como mencionamos acima, a água quente libera a mistura e qualquer agente causador de mau cheiro se solta durante o processo.
Como evitar o mau cheiro no ralo
Você pode evitar ter que lidar com o problema de limpar drenos com mau cheiro, se prevenindo para que eles não aconteçam. Por isso, nunca descarte gordura, graxa e óleo na pia, sempre que for despejar restos de comida na pia tenha um dispositivo que impeça a queda destes alimentos no dreno, jogando no lixo depois.
.
Utilize os processos de resolução como procedimentos de precaução, despeje água fervente em todos os ralos domésticos semanalmente, implemente a etapa de bicarbonato de sódio, vinagre e água fervente mensalmente. Use suas torneiras regularmente para evitar o ressecamento da armadilha.
Conte com a ajuda de um profissional
Sempre que você não conseguir resolver da forma mais simples o problema com o odor ruim, você pode e deve contar com o auxílio de um profissional especializado em encanamentos e sistemas de drenagem. Nunca tente ir além dos processos aqui explicados, tentar por conta própria resolver problemas de encanamento sem ter experiência e conhecimento necessário com o tema pode trazer consequências graves para todo seu sistema de esgoto.
A Higitec Desentupidora, conta com serviços de desentupimento atendendo residências, edifícios comerciais, shoppings, supermercados, escolas, lojas, e diversos outros tipos de estabelecimentos. Nossos profissionais estão aptos para atender qualquer tipo de urgência 24 horas por dia.
Gostou do artigo? Confira também essas dicas de saúde dos canos do seu vaso sanitário