Atualmente, as enchentes representam uma problema que acontece em todo o território nacional, alastrando-se por diversas cidades e causando transtornos irreparáveis.
Claramente, as enchentes estão relacionadas a fatores naturais, porém são intensificadas através da ação humana, como por exemplo, o grande acúmulo de lixo, responsável pelo entupimento dos bueiros.
Órgãos governamentais devem se responsabilizar para que bueiros não fiquem entupidos, tornando a vida urbana melhor e minimizando os riscos. Porém, é de grande responsabilidade social, evitar pequenos hábitos que contribuem para enchentes em seu bairro. Como? A Higitec separou algumas dicas para você!
Como evitar enchentes?
Atualmente, muitos órgãos de administração pública contam com recursos que permitem prever inundações em áreas de risco, possibilitando a redução dos desastres. Existem outras ações específicas e fundamentais para auxiliar nessa missão, como: criação e estruturação de barragens, sistemas de drenagem, diminuição da geração do lixo, planejamento urbano etc.
As enchentes são preocupantes, pois podem além do estrago material, podem trazer doenças, comprometendo a saúde de toda população.
Dicas para evitar o entupimento dos bueiros
1. Nunca jogue lixo na rua: caso não tenha uma lixeira por perto, guarde o objeto e descarte-o assim que possível. Vale a pena;
2. Conscientize as crianças: educar a criançada é indispensável, pois elas são o nosso espelho. Ensine-os as consequências de jogar lixo na rua e aproveite para abordar temas como reciclagem e coleta seletiva;
3. Coloque uma lixeira em frente ao seu imóvel: isso evita que animais revirem o lixo e que a chuva arraste os resíduos para o bueiro, consequentemente, resultando em entupimentos e alagamentos;
4. Considere programas de reciclagem: analise os objetos que serão descartados e confira se não poderiam ser usados de outra forma. Madeiras, por exemplo, podem ser utilizadas como objetos decorativos. Caso não seja possível, faça o descarte de maneira adequada, como em postos de coleta, que atualmente são espalhados pelos bairros.
Seja um cidadão consciente e contribua para uma cidade mais limpa. No caso de enchentes, acione o órgão responsável pelo saneamento básico de sua cidade.