Se seu condomínio ou prédio de apartamentos foi construído há muito tempo, provavelmente você está enfrentando paradas regulares do banheiro, intrusão de raízes de árvores ou odores de esgoto. Gestores de propriedades, membros do conselho de administração e proprietários enfrentam um desafio real hoje, especialmente em áreas onde a grande maioria dos condomínios é construída antes dos anos 1980, onde é muito comum encontrar esta situação.
Quanto mais antigo o edifício, mais os gerentes de propriedade e membros do conselho precisam estar cientes dos sistemas de infraestrutura dentro do edifício. Como sabemos, tudo precisa ser mantido. Nos próximos parágrafos destacamos o básico que você precisa saber sobre o sistema de esgoto de seu condomínio.
Entendendo mais sobre esse tipo de sistema de esgoto
Muitos de nós não pensam no sistema de encanamento até que a água comece a espirrar das paredes ou criar poças no chão, ou então, os vasos sanitários comecem a transbordar e as pias a se acumular com águas residuais de esgoto. Felizmente, conhecer algumas noções básicas sobre sistemas de encanamento de condomínio pode ajudá-lo a determinar melhor o que pode estar errado e quando chamar um encanador para a manutenção.
Como todos os sistemas de encanamento , os condomínios têm água potável e canos de drenagem. As tubulações de água potável são pressurizadas e transportam água limpa do sistema de água municipal da cidade para as instalações que usam água, incluindo pias, lavadoras, lava-louças, chuveiros, vasos sanitários e banheiras.
O sistema de drenagem canaliza as águas residuais de seus aparelhos que usam água para o cano de esgoto e para a estação de tratamento de águas residuais da cidade. É importante notar que esses dois sistemas são completamente separados porque a água limpa nunca deve entrar em contato com as águas residuais.
Na verdade, os condomínios são obrigados a ter válvulas de refluxo e outros recursos de segurança em seus sistemas de encanamento para evitar a contaminação acidental de água limpa e potável com águas residuais ou água tratada com produtos químicos, como os produtos químicos usados em piscinas e banheiras de hidromassagem.
A complexidade de esgotos em condomínios
Quando um cano de encanamento em um condomínio quebra, entope ou desenvolve um pequeno vazamento, pode ser difícil determinar quem paga pelo reparo. Isso ocorre porque os sistemas de encanamento do condomínio são divididos em tubulações públicas e de propriedade do inquilino.
Em geral, as tubulações dentro de uma unidade e no entorno imediato da unidade são de responsabilidade do inquilino, enquanto as tubulações localizadas em áreas públicas são de responsabilidade do condomínio. Fica ainda mais complexo quando você percebe que duas ou mais unidades podem compartilhar uma seção específica de tubos de encanamento.
Problemas de esgoto mais comuns que necessitam reparo
Condomínios tendem a ter alguns problemas comuns de encanamento, dependendo de onde o problema está localizado, pode ser responsabilidade da administração ou pode ser algo que o proprietário do móvel tenha reparado. Alguns destes problemas são:
- Linhas de drenagem entupidas – podem ocorrer logo abaixo de um aparelho que usa água, ou podem estar localizadas em uma pilha de resíduos ou na linha de esgoto principal. Se o entupimento estiver relacionado a um chuveiro, pia ou vaso sanitário, provavelmente é responsabilidade do proprietário da unidade .
Se estiver localizado em uma pilha de resíduos, na linha de esgoto principal ou em uma tubulação adjacente a uma área pública, pode ser de responsabilidade da administradora.
- Canos de água potável corroídos – Todos os canos de água potável se deterioram com o tempo. À medida que os tubos envelhecem, a composição química da água combinada com a pressão da água pode causar corrosão nos tubos, rachaduras, buracos, vazamentos e estouros, especialmente nas juntas e costuras.
Se os tubos corroídos estiverem localizados dentro de uma unidade, provavelmente são de responsabilidade do proprietário do imóvel.
- Tubos com vazamento – A água potável e as linhas de drenagem podem vazar. Os sinais de vazamento de cano incluem um odor fétido ou mofado, manchas de água nas paredes e a presença de mofo preto. Se houver vazamentos suficientes no prédio, a pressão da água também pode ser comprometida.
Vazamentos podem representar um problema de reparo para condomínios porque a maioria das tubulações está localizada dentro de paredes, que podem ser designadas como parede pública ou parede compartilhada por duas unidades.
- Backups de esgoto – Entupimentos nas pilhas de resíduos e/ou na linha de esgoto principal podem criar backups de esgoto, que podem envolver uma ou mais unidades inquilinas.