Ser cordial, eficiente e prestativo quando tudo está bem é fácil.
Manter esse padrão em situações críticas, contudo, é outra história.
Isso é uma realidade não apenas para uma desentupidora, como é o nosso caso, mas para qualquer tipo de empresa – e até mesmo de pessoa; é absolutamente fácil ser gentil quando tudo está tranquilo; já manter essa gentileza quando os problemas aparecem é bem mais complicado.
Sendo assim, separamos abaixo algumas dicas que podem auxiliar tanto as empresas que prestam serviços de emergência a manter o padrão de qualidade em situações adversas como também os clientes a não perderem a compostura e a educação ao solicitar ajuda.
MANTENHA A CALMA
Essa é uma dica que vale tanto para o prestador como para o solicitante.
No caso do solicitante, isso é importante a medida que apenas por meio da calma ele conseguirá explicar para o prestador de serviço qual é o problema.
Para o prestador, por outro lado, isso é essencial para que ele consiga tranquilizar seu cliente e efetivamente ajudá-lo – a última coisa que o cliente precisa é que a empresa que veio resolver o seu problema entre em pânico, afinal é altamente provável que ele já esteja assustado e até mesmo exaltado. Assim, é obrigação do prestador de serviço conseguir passar calma para o seu cliente, não importa o quão adversa é a situação.
TOME MEDIDAS CORRETIVAS (QUANDO POSSÍVEL)
Certos problemas podem ser minimizados com um pouco de bom senso e algumas medidas corretivas simples – em muitos casos tais medidas são paliativas, mas ainda assim importantíssimas.
Nos momentos críticos, portanto, é importante ter uma certa frieza e pensar se existe algo que possa ser feito para minimizar o problema; se você estiver com um vazamento, por exemplo, fechar o registro geral da casa poderá evitar que ele se transforme em uma infiltração ou estrague outros itens e assim por diante.
ESCOLHA BEM SEU PRESTADOR DE SERVIÇO
Conforme mencionamos, você só saberá a real qualidade de uma empresa quando tiver a oportunidade de observá-la atuando em momentos de grande adversidade.
Existem, contudo, certos sinais e indicativos que podem oferecer pistas acerca do tipo de comportamento que a empresa terá em casos adversos.
A forma como você trata seus clientes é um bom exemplo disso; se os funcionários de uma empresa não são gentis nem mesmo em situações normais, quem dirá quando houver um problema real.
Fora isso, há também a questão da experiência e do tempo de mercado; se uma empresa está há uma quantidade considerável de tempo atuando nesse segmento, é altamente provável que ela já tenha vivenciado diversas situações de aperto e que esteja, por isso, apta a lidar melhor com elas.
Sendo assim, é recomendável que você opte, sempre que possível, por empresas que estejam há um certo tempo no mercado, como é o caso da Higitec, por exemplo.
Para aqueles que não sabem, a Higitecé uma empresa que atua no segmento de desentupimento, dedetização, desratização, descupinização e afins há mais de 50 anos. Logo, já vivenciou uma boa dose de situações de aperto, estando apta a responder com a máxima presteza aos mais diferentes tipos de casualidades.