Muitas pessoas passam o ano todo sem usar a piscina.
Até que chega o verão.
Mais especificamente, as férias de verão.
Nessa época, bate aquela vontade de usar a piscina.
Isso, por si só, não é ruim. O problema é que muitas vezes esse período de inatividade danifica certas estruturas da piscina, como o encanamento, por exemplo.
Assim, para que você não tenha o dessabor de querer usar a piscina e encontrá-la quebrada, preparamos um breve texto no qual oferecemos algumas dicas acerca dos cuidados que você deve ter com a sua piscina (mais especificamente com o encanamento dela) para garantir que ela esteja sempre pronta para uso.
TESTE O EQUIPAMENTO
Antes de mais nada, teste a piscina.
Ligue a bomba, o aquecedor (se houver) e deixe a água circular um pouco.
Se tudo estiver funcionando adequadamente, ótimo; isso é um sinal.
Caso note algum barulho, cheiro ou qualquer outro comportamento diferente, fique atento; aguarde alguns segundos e caso não pare, desligue o equipamento, espere alguns minutos e teste novamente — isso é importante a medida que certas estruturas da piscina acabam, ao ficar muito tempo paradas, tendo dificuldade para voltar à ativa.
Se o problema persistir, desligue imediatamente o sistema e busque uma assistência especializada.
LIMPE A PISCINA REGULARMENTE
Deixar a piscina ficar suja durante muito tempo é uma péssima idéia não apenas em termos sanitários, mas também estruturais.
Com efeito, quando há sujeira em excesso na piscina, existe chance de que o PH d’água vá ficar desequilibrado; com isso, corre-se o risco de que ocorra alcalinização nos encanamentos que compõem o sistema.
FIQUE ATENTO AO NÍVEL D’ÁGUA
É natural que parte d’água de uma piscina evapore — afinal, a combinação água mais sol resulta em evaporação.
Existe, contudo, um certo volume de evaporação que é aceitável; quando há quedas muito acentuadas no nível d’água costuma ser sinal de que existe algum vazamento.
Assim, nossa recomendação é a de que você esteja sempre observando a piscina; mesmo se não tiver intenção de usá-la, pare e dê uma olhada em como está o nível com certa regularidade, haja vista que isso pode lhe poupar uma boa quantidade de dinheiro no futuro — muitas vezes uma piscina fica vazando durante meses, com a água se infiltrando nas estruturas que estão imediatamente ao seu redor; quando percebemos, é tarde demais e o problema já tem proporções colossais.
ESTÁ PREOCUPADO? FALE CONOSCO!
Se você notou alguma anormalidade com sua piscina, não hesite; tome medidas para verificar se há algo de errado com ela.
Para sanar essa dúvida, uma boa pedida é buscar o auxílio da Higitec, uma empresa com ampla tradição de mercado, que emprega algumas das técnicas mais modernas e avançadas de detecção de vazamento.