Para que a água chegue limpa e em perfeitas condições de uso, em nossas casas, é necessário tratamento adequado, realizado em estações especiais, destinadas à esse fim, e mantidas pela companhia de saneamento do estado.
Após isso, ela (a água) é fornecida nas caixas ou reservatórios de estabelecimentos comerciais, residenciais e industriais, e permanece armazenada lá, até que seja feito seu uso total.
Contudo, mesmo depois de tratada, a água pode perder sua qualidade e apresentar riscos a quem dela fizer uso, se o seu local de armazenamento (quase sempre, as caixas d’Água) não receber a manutenção apropriada.
Para limpar corretamente sua caixa d’Água, ou reservatório, você pode chamar uma desentupidora especializada, que contará com técnicos treinados e acostumados ao serviço, não precisando se expor aos riscos de manusear o objeto do alto da sua casa ou prédio.
A Higitec possui equipes treinadas e qualificadas, para realizar a limpeza da sua caixa d’Água, seguindo, rigorosamente, os padrões estabelecidos.
O primeiro passo desse processo será fechar o registro de entrada de água da casa, ou, caso ela não possua um, o registro de passagem geral do imóvel. Então, a caixa será destampada e a boia, anulada, amarrando-a com um pequeno cabo, na posição fechada (em cima).
Um bom método de economizar água é reutilizar a que ainda está contida no fundo da caixa, assim que esvaziada, para usá-la na limpeza da mesma e para que a sujeira não desça pelo cano. Para tanto, é necessário tampar sua saída.
Um pano umedecido será usado para lavar os cantos e as paredes da caixa, e outro para bloquear os canos de saída da água, evitando que a sujeira da limpeza entre nesses canos e os entupa. Caso a caixa d’Água seja feita de fibrocimento, o pano úmido será substituído por uma escova de fibra vegetal ou de fio de plástico macio. Se a empresa contratada estiver usando escovas de aço, sabão, detergente ou qualquer outro produto químico, mande-os parar, cancele o serviço e chame a Higitec, pois esses componentes nunca devem ser usados para a limpeza de caixas d’Água. Vassouras, então, não é preciso nem avisar…
Após a realização da limpeza, a água da lavagem e a sujeira devem ser retiradas, com baldes ou pás de plástico, e o fundo da caixa será secado com panos limpos, sem passá-los nas paredes. O normal é usar uma solução com água limpa e água sanitária, para molhar as paredes, e, depois, deixá-las secar naturalmente.
A primeira utilização da água, após a lavagem, deve ser destinada ao quintal, banheiros e pisos, para efeito de testes e segurança com a saúde.
Lembre-se de verificar se a tampa foi lavada e recolocada no lugar, apropriadamente, e anote, no exterior da caixa, a data de lavagem e a data do próximo procedimento, para seu controle.
O espaço ideal entre uma lavagem de caixa d’Água e outra é de seis meses, conforme o estabelecido por lei.