É possível que muitas pessoas tenham em mente um estereótipo bem simplificado da função de encanador, mas a verdade é que esse ofício é mais complexo do que parece e exige especialização para trabalhar em diversos defeitos nos eletrodomésticos, por exemplo.
O encanador tem ainda que conhecer as normas do local onde irá trabalhar, todos os tipos de ferramentas que poderão se fazer necessárias, além de entendimento quanto a conservação e economia de água. Nós preparamos logo abaixo uma lista com dicas para você que deseja se tornar um encanador:
1. O básico do ensino: Conseguir o diploma do ensino médio é importante por que ele oferece uma base em conhecimentos como matemática geral, álgebra, geometria, física, ciências e computação. Algumas escolas disponibilizam até cursos extracurriculares que abordam a leitura de plantas.
2. Curso técnico em encanamento: Você pode procurar esse curso de especialização em escolas ou instituições de ensino exclusivas para esse tipo de treinamento. Adquirindo essa formação, você terá conhecimentos em diversos equipamentos, drenagem e fornecimento de água para vários tipos de construções. No entanto, vários encanadores conseguem essa especialização de outra forma.
3. Aprendizagem sob tutela: Os programas de aprendizagem sob tutela demandam mais tempo e dedicação. Além das 140 horas de conteúdo teórico, podem exigir também um estágio remunerado. O curso formal oferecido por faculdades pode durar de 2 a 4 anos, mas garantem amplo conhecimento na função em todos os âmbitos.
4. O diploma em mãos: Em trabalhos realizados em residências, muitas vezes o diploma não é cobrado, mas é importante que você o tenha para poder trabalhar também em grandes empresas e estabelecimentos que podem exigir. Você pode se vincular á algum grupo de trabalhadores ou optar por uma rotina independente. Alguns encanadores buscam ainda, se especializar em algo como encanamento sustentável, por exemplo.