Quem acompanha o nosso blog com regularidade já sabe que ocasionalmente falamos de alguma “Norma Regulamentadora” por aqui.
No texto de hoje, iremos falar sobre a “Norma Regulamentadora Nº 33”, mais comumente conhecida como “NR-33”, e algumas de suas principais particularidades.
A QUE SE REFERE A NR-33?
O Ministério do Trabalho expediu a NR-33 com o objetivo de zelar pela segurança dos trabalhadores que precisam realizar atividades em espaços confinados.
Por espaço confinado, entende-se qualquer área ou local não projetado para ocupação humana contínua, no qual há meios limitados de entrada e saída, quantidade limitada de oxigênio e ventilação precária.
O QUE ESTABELECE ESSA NORMA?
Confira abaixo alguns dos principais pontos da NR-33:
- Obrigatoriedade de uma “Permissão de Entrada de Trabalho” (PET) sempre que cabível, ou seja, um documento discriminado todas as medidas de controle necessárias para a realização de um determinado trabalho, inclusive com informações de urgência, emergência e salvamento;
- A área na qual será trabalhado deve ser claramente isolada e sinalizada;
- Espaços confinados nos quais há baixa ventilação devem contar com equipamentos de ventilação e resgate; o primeiro para melhorar o bem-estar e a produtividade do trabalhador; o segundo para garantir que hajam medidas de contingência prontas em caso de problema;
- Certos locais confinados tem baixa quantidade de oxigênio. Por isso, recomenda-se que os funcionários que irão trabalhar nesse tipo de ambiente disponham de medidores de oxigênio para monitorar o seu nível ao trabalhar. Fora isso, eles devem ter também equipamentos que os ajudem a identificar e eventualmente combater gases e vapores tóxicos.
QUAIS TIPOS DE TRABALHO PRECISAM SE ATENTAR A NR-33?
Há uma série de atividades corriqueiras que dependem da NR-33 para serem desempenhadas de forma segura:
- Manutenção de caixas d’água e cisternas;
- Instalação e/ou manutenção de estruturas de fundação, tal qual as tubulações;
- Trabalho em galerias subterrâneas, redes de esgoto, poços e afins.
Por fim, gostaríamos de ressaltar que na Higitec todos os nossos funcionários são treinados não apenas para atender muito bem aos clientes, mas também para trabalhar com a máxima segurança possível, seguindo todas as normas pertinentes a realização de suas funções.
Por isso, se precisa de ajuda com algum serviço de desentupimento, dedetização, reparo hidráulico ou afins, seja ele em espaço confinado ou não, conte conosco!