Nessa época do ano, em pleno verão, passamos longos dias esperando pela chuva chegar, debaixo de um sol ardente e do calor quase insuportável que aguentamos todos os dias. Além disso, é sabido que o calor e a baixa umidade do ar, somados a poluição encontrada em grandes metrópoles, comprometem a saúde respiratória dos moradores de qualquer cidade desse porte, como São Paulo.
Contudo, a vinda dessas tão esperadas chuvas, que refrescam e tornam o verão mais agradável, traz consigo uma quantidade considerável de problemas, oriundo da força com que elas chegam, do tempo que duram e da impermeabilização do solo pelo cimento e pelo asfalto, em regiões urbanizadas, o que impossibilita a absorção da água pelo mesmo e contribui, decisivamente, para os alagamentos.
Pra deixar tudo mais complicado, é nesse período que costumam aumentar a incidência de entupimentos em canos e tubulações, dentro das residências. O que um acontecimento tem a ver com o outro? Não é tão difícil, assim, de se imaginar. Nessa época, é muito comum algum entupimento vir à tona, na maioria das vezes, pelo excesso de água produzido pelas chuvas, que acaba sendo bem maior do que o limite (se é que há um) que o cano aguenta, suficientemente para suportar a passagem de tanta água, além, é claro, de todos os dejetos e resíduos da rua e de outros lugares, que a chuva acaba “carregando” para dentro do cano, fruto do descaso e da falta de consciência e higiene, de parte da população, e que, em último caso, acaba se voltando contra ela própria, na forma desses entupimentos.
Como de costume, o mais correto é contar com os serviços de uma desentupidora profissional, para realizar o procedimento, por diversas razões já ressaltadas aqui, antes. Nesse cenário, em específico, essa solução se faz ainda mais necessária, uma vez que em casos de encanamento entupido em razão do grande volume de água ou dos resíduos que ela carrega, o cano em questão pode ficar exposto à chuva, impossibilitando qualquer medida ou método caseiro e não profissional para o desentupimento.
Fica evidente, portanto, que o melhor a fazer é chamar uma desentupidora preparada, de preferência, que atenda 24h por dia e que tenha uma equipe especializada e treinada para todo tipo de situação, contando com os equipamentos adequados e o seu correto manuseio, em casos extremos, como os descritos acima, envolvendo chuvas fortes e contínuas.