Terminou nesta sexta-feira, dia 22 de junho, o tão comentado evento Rio +20, em que cerca de 110 mil pessoas foram ao Rio de Janeiro para a conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, promovida pela ONU.
Rio como sede:
O Rio de Janeiro apresentou sua proposta para sediar o Rio +20 para ONU em 2009. O motivo do “+20” é porque em 2012 marca 20 anos desde a primeira conferência realizada no Rio, em 1992.
Objetivo:
O objetivo da conferência foi renovar o compromisso político dos países com o desenvolvimento sustentável. Contando com a participação de 193 líderes de nações que fazem parte da ONU, o Rio +20 chamou a atenção do mundo inteiro, com seus debates em prol do meio ambiente e do futuro do planeta.
Tópicos discutidos:
A conferência abrangeu muitos assuntos, entre eles foi discutido o que foi realizado nos últimos 20 anos em prol do meio ambiente, a importância da “Economia Verde”, ações para a garantia de desenvolvimento sustentável para o planeta, maneiras de eliminar a pobreza, entre outros tópicos.
Mobilização Nacional:
A quantidade de países envolvidos para tornar o planeta melhor não comoveu apenas líderes, como também o povo. No Brasil foi promovida uma “Bicicletada Nacional”, em que ciclistas de todo país se reuniam para divulgação da bicicleta, o meio de locomoção mais ecológico.
Público Alvo:
O Rio +20 foi feito para chamar a atenção de líderes globais, empresários e investidores e da mídia. Porém, sua divulgação mobilizou a todos os cidadãos que queriam um futuro melhor para o planeta. Não só para que seus filhos vivessem bem, mas para que as próximas gerações e eles próprios pudessem usufruir do bem-estar, paz, justiça social e democracia.
Resultados:
Mesmo com toda a mobilização, o Rio +20 terminou com muitas promessas, o que insatisfez muita gente. Alguns frustrados com o resultado saíram em protestos nas ruas cariocas, causando certo transtorno. Ainda assim, os organizadores comemoraram o evento, dizendo-se satisfeitos com o resultado final.