O cheiro do esgoto em casa é algo terrivelmente desagradável, mas esse é um problema que vem desde a construção do imóvel.
Quando as instalações da cozinha são feitas corretamente, o cheiro desagradável do esgoto, causado pelos gases presentes na água, não consegue retornar até o imóvel, garantindo assim que nunca haverá tal desconforto em sua casa.
O recomendado, de acordo com a NBR 8160:1999, da ABNT, é a utilização de sifões, caixas sifonadas, caixas de gordura e ramais de ventilação para auxiliar na eliminação de possíveis odores.
Sifão
Colocado na saída do tubo de passagem do esgoto, e é instalado em ralos de pias, lavatórios, chuveiros e tanques, além disso ele deve estar presente também em peças de mictório e vasos sanitários. Isso é chamado de “selo hídrico”
Caixa sifonada
Deve ser instalada no piso. Ela evita o retorno de gases ao imóvel. O topo dela é o ralo, e o conjunto deve ser instalado nos banheiros, sacadas, varandas e área de serviço. Com isso, os ralos também garantem o mesmo ‘’selo hídrico’’. A caixa permite que o esgoto de diversas fontes seja agrupado, já que possui várias entradas e apenas uma saída.
Ramais de ventilação (conhecidos como “respiros”)
Também podem contribuir para a eliminação do mau cheiro. São instalados no ramal de esgoto e sobem até o telhado. Os odores bloqueados são eliminados por ali, pois o respiro garante o direcionamento do fluxo dos gases para fora da residência. A saída não pode receber água da chuva!
Caixa de gordura
Funciona como um filtro e é um item essencial. Deve ser construída na saída do esgoto da cozinha, e é responsável por reter a gordura acumulada, que pode causar entupimentos e impedir o funcionamento da coleta de esgoto.
Por último, a dica é realizar periodicamente a limpeza dos ralos para evitar entupimento.
Caso o mau cheiro seja persistente, entre em contato com a Higitec!