Você já deve ter lido sobre o processo de hidrojateamento, aqui mesmo, certo? Também já deve saber que ele é ideal no desentupimento de esgotos sanitários, pluviais e que até pode ser usado para desentupir vasos sanitários. Mas quais são os resíduos que entopem uma galeria de esgoto e como o hidrojateamento funciona na remoção deles, você saberá, agora.
Porque materiais como vidro, plástico, papel e, até, restos de comida vão parar em esgotos públicos, todo mundo sabe. Fruto do descaso e da falta de educação de muitas pessoas, esses resíduos são jogados no meio das ruas e levados para dentro das galerias (ou, como são mais conhecidas, “bocas de lobo”) pela água da chuva. Uma vez lá, todo esse lixo pode causar entupimentos e inundações, e só deixarão de ocupar essas galerias de dois modos: pela sua decomposição natural, ou através do serviço de uma desentupidora.
Se você estiver contando com a decomposição desses materiais, é bom preparar a cadeira e esperar sentado, porque a maioria deles demanda anos para sumirem da Terra. Os mais comuns, que são bitucas de cigarro, latas de refrigerante, garrafas de vidro e sacolas plásticas, precisam de 5 a 200 anos para sumir, definitivamente. O que torna inviável seu desaparecimento sem que muitos danos sejam causados nesse “singelo” período. Naturalmente, portanto, nos resta recorrer à outra alternativa, que é a contratação de uma empresa especializada em desentupimento.
Na Higitec, esse desentupimento será feito pelo hidrojateamento, que utiliza a alta pressão da água para aplicá-la em áreas onde não é permitido o uso de outros métodos e ferramentas, por questões de segurança profissional e controle da poluição ambiental.
O hidrojateamento não produzirá faíscas e não desgastará a estrutura da galeria jateada, desobstruindo-a e retirando, em apenas alguns minutos, as sujeiras mais incrustadas – normalmente, as que estão por lá há mais tempo e as que dão mais trabalho – que poderiam permanecer no esgoto por meses. Para tanto, serão utilizados equipamentos portáteis, como bombas acionadas por motores, podendo variar a produção de acordo com a potência adequada, dependendo do que estiver sendo removido e da potência na qual a bomba pode chegar.
Alguns equipamentos de hidrojateamento mais modernos podem até armazenar a água utilizada durante a limpeza do esgoto, a fim de diminuir os riscos de contaminação e reduzir os custos com tratamento da água utilizada.
Como o esgoto será preservado, depende de você. Você pode contratar uma empresa especializada no serviço, ou preparar aquela cadeira, e esperar a natureza fazer o resto.