Problemas com o sistema de esgoto doméstico podem representar um tremendo trabalho, para qualquer dona de casa. Para impedir problemas nas tubulações e evitar transtornos desnecessários, limpar regularmente as caixas de gordura pode lhe poupar muito tempo e evitar complicações futuras.
É de grande importância que a limpeza das colunas de gordura seja feita a cada três meses, já que esses lugares recebem todo o tipo de esgoto oriundo da cozinha e acumulando grande quantidade de gordura, que, posteriormente, pode se tornar sólida e formar blocos. Limpá-las pode evitar muitos problemas como refluxo de esgoto e vazamentos.
Quando não se realiza a limpeza, pode acontecer o entupimento das canalizações, o transbordamento de esgoto nas ruas e quintais, e também o mau cheiro. A higienização também pode ser considerada um fator de extrema positividade para o aspecto ambiental, já que a gordura retirada acaba sendo levada para lugares próprios para o descarte de resíduos e dejetos, ao invés de ser depositado no esgoto, o que, certamente, causaria grandes problemas para o meio ambiente, provocando danos e causando riscos à saúde pública.
Mesmo que para alguns ela possa parecer simplória, uma caixa de gordura tem função muito importante. Ela tem a capacidade de impedir que tubos e conexões sejam entupidos por detritos que são levados junto à água, através do encanamento doméstico, assim como o tubo em forma de “U”, que é encontrado debaixo da maioria das pias e que tem a mesma função que ela. Esse tubo também precisa ser limpo ou trocado com certa regularidade, para que evite entupimentos.