A caixa d’água é seguramente uma das estruturas mais importantes da edificação.
Pense bem: você usa a água que está armazenada ali para praticamente tudo: lavar as mãos, tomar banho, cozinhar e até beber.
Ainda assim, muitas pessoas não dão a devida atenção àela. Em muitos casos, a caixa é instalada no momento da construção ou de uma reforma e depois esquecida, ali, sem receber qualquer tipo de manutenção.
Isso, no entanto, é algo imprudente e perigoso; deixar a caixa d’água sem manutenção por longos períodos de tempo pode trazer uma série de riscos à saúde, tal qual:
- Cólera;
- Diarréia;
- Esquistossomose;
- Febre tifoide;
- Hepatite A
- Leptospirose;
COM QUE FREQUÊNCIA DEVO FAZER A LIMPEZA?
Não existe regra quanto a periodicidade com a qual a caixa d’água deve ser limpa; cada profissional trabalha de um jeito.
Contudo, as concessionárias de água e a vigilância sanitária recomendam que isso seja realizado a cada 6 meses.
COMO FAZER A LIMPEZA?
Muitas pessoas acham que são capazes de fazer essa limpeza por conta própria.
Na maior parte dos casos, contudo, isso trás mais problemas do que soluções; é bastante comum a pessoa tentar limpar e acabar danificando a caixa d’água, espalhando ainda mais a sujeira ou até mesmo deixando de vedá-la corretamente, o que é um convite para que as bactérias entrem.
Sendo assim, nossa recomendação é a de que você procure sempre uma empresa especializada para realizar esse tipo de serviço, tal qual a Higitec, que atua nesse mercado há décadas, sendo especialista não apenas nisso, mas também em uma série de outros tipos de serviço.
DICA IMPORTANTE
É recomendável que a limpeza seja feita em dias nos quais você não tem compromisso, haja vista que pode ser que haja uma breve interrupção no fornecimento de água enquanto o processo é realizado.
Fora isso, tenha em mente que nem sempre a limpeza é suficiente; se a sua caixa está velha ou danificada, é interessante considerar a troca da mesma, haja vista que em certos casos ela deixa de fechar adequadamente e assim por diante.