Limpar a caixa d’água evita que bactérias e parasitas fiquem alojados, nela, proliferando doenças e, de quebra, garante que a água que será usada por você e suas família, para o uso diário, esteja limpa, bem tratada e com a melhor procedência possível. Por isso, vão, aí, mais algumas dicas de como limpar sua caixa d’água, corretamente:
Para começar, é preciso que você porte as seguintes ferramentas:
– Brocha/Caneca plástica;
– Pano limpo;
– Esponja macia;
– Balde;
– Um galão de água sanitária.
Inicie a limpeza da caixa, fechando o registro da entrada da casa. Depois, separe uma determinada quantidade de água, para que você não fique sem água, para seu consumo, durante as últimas etapas do processo de limpeza. Deixe, dentro da caixa, uma reserva de, aproximadamente, um palmo de água. Use um pano úmido e a água da reserva, para lavar as paredes da caixa. Não use vassouras ou esponjas de aço. Retire a aguá da caixa, com uma esponja comum, jogando-a no balde. Tire toda a impureza e seque, bem, a caixa, utilizando panos limpos. Adicione cerca de dois litros de água sanitária e deixe, na caixa, por duas horas. A cada trinta minutos, utilize uma caneca plástica ou brocha, pra molhar as paredes da caixa. Passadas as duas horas, esvazie a caixa, liberando suas saídas. Para ajudar, abra, também, todas as torneiras da sua casa e acione as descargas, para ajudar a desinfetar as tubulações.
Após esse processo, abra o registro de entrada, para encher, de novo, a caixa d’água, que estará limpa e pronta para uso.