O que funciona e o que simplesmente não passa de conversa furada? Por que alguns métodos para o desentupimento caseiro, principalmente de vasos sanitários, parecem tão fáceis e eficazes quando feitos por outros, mas não funcionam quando nós os aplicamos? Eis aqui alguns dos métodos mais utilizados para desentupimentos. Tanto os que funcionam quanto aqueles que nem sempre…
Funcionam:
Desentupidor caseiro – Uma ferramenta bastante comum e barata, que deve ser usada para pequenos desentupimentos. Perfeitos para trabalhos rápidos que requerem movimentos simples. Seu uso consiste em manter a sucção pressionada para desalojar o problema.
Desentupidores químicos – Existem alguns, incluindo líquidos e sólidos, no mercado, que possibilitam o desentupimento de um cano. A maioria tem como base a combinação de hipoclorito de sódio, hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio. Só tome cuidado com a corrosão que eles provocam. Pode ser perigoso para os seus canos e para a sua saúde.
Arame simples – Quando o entupimento é visível ou junto ao sifão, pode-se usar um arame dobrado na ponta, em forma de U. Até mesmo cabides antigos costumam ser eficientes nessas situações.
Balde cheio de água – O volume de água despejado do balde costuma funcionar em casos de entupimentos, em privadas, quando o problema é causado por acumulo de papel higiênico na tubulação, por exemplo.
Nem sempre…
Desentupir com refrigerantes de cola – Clássico, porém, inútil. Os refrigerantes de cola possuem, sim, ácido fosfórico em suas propriedades, mas não chega, sequer, a ser maior que o um suco de laranja, por exemplo, e não corrói as substâncias, mesmo quando misturados a balas de menta.
Desentupir com uma bola – O método da “bola do Kiko”, como é conhecido, além de não ter eficiência comprovada, não é totalmente seguro. Ao pressionar a bola dentro do vaso, na tentativa de segurar o vaco criado pela entrada da água na tubulação, você pode não conseguir parar a vazão da água, sem contar o risco iminente de a bola explodir, causando muita sujeira e, até, riscos à sua integridade.
Os mesmos agravantes de uma tentativa de desentupimento incorreta, como o risco de vazamento de água do vaso, vazamento de resíduos (que não é nada agradável!) e da pressão provocada, estão presentes nos métodos, também amplamente espalhados por aí, de se usar toalhas molhadas ao redor do assento, de cobrir todo o vaso com sacos plásticos de lixo ou com jornais.