No começo dessa semana, o nível dos reservatórios do Sistema Cantareira, em São Paulo, caiu mais um pouco. O índice, que tinha se mantido estável e em leve recuperação, por dois dias, voltou a apresentar baixa, na última segunda.
Com nível de 13,8% – o menor, já registrado – segundo dados atualizados nessa sexta-feira (28/03), a chuva de 1,3mm, que caiu sobre a região, não foi suficiente para aumentar ou, no mínimo, manter a quantidade de água reservada, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
No último fim de semana, o Sistema chegou a dar sinais de recuperação, quando subiu cerca de 0,1%, movido pela chuva de quase 17 milímetros, que caiu, na sexta. Naquele dia, os marcadores apontaram para um nível de 14,6%. Nível que se manteve o mesmo, até o último dia 23 (domingo).
Para piorar a situação de grande parte dos paulistanos, a previsão de chuvas, para a região do Sistema é, ainda, pior, ao longo dos próximos meses, de acordo com previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (InMet).
Segundo Kleber de Souza, meteorologista do Instituto, a chuva que deveria cair sobre a região, durante o verão, não veio. Com isso, não se espera que ela apareça, também, numa estação do ano considerada de transição.