Uma pesquisa científica realizada na Grã-Bretanha fez uma simulação de 24 países sobre os impactos ambientais até 2100. No caso do Brasil, o estudo mostrou que em 98 anos é capaz do risco de enchente aumentar em 90%.
A pesquisa, encomendada pelo governo britânico, foi usada como alerta para que os negociadores de 194 países reunidos em Durban procurem se empenhar mais na busca de um acordo para redução de emissores.
Apesar dos grandes riscos de enchente, o Brasil foi um dos menos afetados pelas mudanças no clima. Estima-se que a Espanha possa perder quase 100% da sua área de agricultura e diminuir a água, o que afetaria em torno de 66% da população.
A Grã-Bretanha poderá ganhar até o dobro de sua área agrícola, devido os impactos da chuva. Estima-se que o Brasil não perca nada nesta área.
Vale lembrar que para que os impactos ambientais sejam mudados, pode começar de um simples gesto dentro de casa, como não jogar papel no vaso, limpar ralos, não jogar óleo na pia, entre outras coisas. Isso evita que rios fiquem poluídos e bueiros transbordem com a chuva, evitando alagamentos.