Os pombos são popularmente conhecidos como os ratos dos céus.
Sem dúvida, apesar de esse animal ser uma visão absolutamente comum na maior parte dos grandes centros urbanos ao redor do mundo, eles não são vistos de forma positiva pela vasta maioria das pessoas.
Com isso em mente, preparamos um breve texto com o intuito de avaliar se essa repulsa que temos pelos pombos é justificada ou não.
AFINAL, O POMBO É OU NÃO UMA PRAGA URBANA?
Sim, os pombos são considerados pragas urbanas.
Existem alguns fatores que são fundamentais para que o pombo seja categorizado como sendo uma praga urbana:
- Ele é um animal que se adaptou extremamente bem ao ambiente urbano, de forma que ela é capaz de sobreviver até mesmo em meio a um grande número de pessoas, poluição e fatores afins;
- Por ter se adaptado tão bem, ela é capaz de se reproduzir com facilidade, com os seus números aumentando de forma exponencial;
- Não existem predadores naturais para os pombos, de forma que sua proliferação se dá de forma desenfreada;
Fora isso, há a questão de que os pombos são um dos principais vetores de doenças nos grandes centros urbanos. Algumas das principais doenças que esses animais podem transmitir são:
- Criptococose (doença causada por um fungo presente nas fezes do animal)
- Salmonelose (infecção sintomática causada por bactérias do tipo Salmonella)
- Encefalites;
COMO ME PROTEGER DOS POMBOS?
A melhor forma de manter os pombos afastados da sua casa é garantir que a parte de cima de sua casa esteja devidamente vedada (não é incomum os pombos encontrarem uma brecha no telhado da casa para se infiltrar e criar ninhos) e o lixo seja descartado corretamente, sem que ele fique exposto.
Outro item importante para se proteger dos pombos e das doenças transmitidas por eles é garantir que as calhas de sua casa estejam sempre limpas; as fezes dos pombos podem se acumular ali e certos vírus e bactérias se espalhar.
PRECISA DE AJUDA? CONTE COM A HIGITEC!
Seja para limpar as calhas ou proteger a sua casa de outros tipos de pragas urbanas, a Higitec está aqui para ajudá-lo a lidar com as principais pragas urbanas e os males que elas trazem. Na dúvida, portante, conte conosco!