Muitas pessoas tem uma visão equivocada da profissão de encanador; por incrível que pareça, elas acreditam que esse é um tipo relativamente simples de trabalho, que é relativamente fácil de ser executado, necessitando de pouca ou nenhuma especialização ou cuidados específicos.
A verdade, no entanto, não é bem essa — longe disso, aliás.
Sem dúvida, qualquer encanador que se preze deve seguir uma série de medidas e protocolos de segurança e higiene para a correta realização do seu trabalho, principalmente no que diz respeito ao descarte adequado de certos resíduos, o uso dos produtos corretos e assim por diante.
Mas e quando o encanador não cumpre esses protocolos? O que fazer?
Continue lendo o texto que preparamos e veja o que fazer em casos como esses.
O QUE POSSO FAZER SE EU ME SENTIR LESADO?
A boa notícia é que você não está desamparado; ao contratar um encanador, seja ele pessoa física ou jurídica, há diversos tipos de mecanismos legais que podem ser acionados caso seja preciso.
Uma das principais formas de se proteger é acionar o Procon.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, caso o seu serviço não tenha sido realizado ou esteja aquém daquilo que foi contratado, é direito do consumidor:
- Aceitar prestação de serviço equivalente àquele que foi contratado;
- Solicitar a reexecução do serviço, sem custo adicional;
- Exigir o cumprimento forçado do serviço, nos devidos termos da oferta, apresentação ou publicidade;
- Pedir um eventual abatimento proporcional do preço;
- Rescindir o contrato, com direito à restituição de quaisquer quantias que tenham sido eventualmente antecipadas — inclusive com atualizada e imbuída de perdas e danos, caso seja necessário.
No caso especificamente do não cumprimento dos protocolos de higiene adequados, costuma-se evocar a terceira medida, ou seja, a rescisão do contrato — nesse caso, se o descumprimento por parte do encanador tiver sido muito grave, pode ser ainda que ele seja denunciado aos órgãos competentes, tenha que suportar uma multa e possa até mesmo ficar impedido de exercer a profissão.
Para que você esteja legalmente respaldado, no entanto, é preciso que você tenha uma cópia da ordem de serviço, do contrato ou qualquer outro tipo de documento que comprove o compromisso da prestação de serviço — no caso de pessoas jurídica, é essencial ter também o CNPJ da empresa; para pessoa física, o CPF.
Por fim, vale ressaltar que o prazo para que você se manifeste ou faça uma reclamação costuma ser de 90 dias, contados a partir da data de execução do serviço.
PARA NÃO TER PROBLEMAS, CONTE COM A HIGITEC!
Infelizmente há incontáveis profissionais irresponsáveis no mercado, de forma que é muito importante estar munido de informações como essas mencionadas acima.
Por isso, se você não quiser ter dores de cabeça ao contratar serviço de encanador, o melhor que você pode fazer é entrar em contato com a equipe da Higitec, empresa líder de mercado, que há anos atua nesse setor, sendo experiente e, acima de tudo, rigorosa quanto ao cumprimento das medidas e protocolos de higiene cabíveis.