As pragas urbanas são aqueles pequenos animais e insetos indesejáveis que podem causar algum dano à saúde do homem, e um dos principais e mais comuns entre eles é a barata. Esses insetos que variam de cor, tamanho e espécie, aterrorizam a vida de muitas donas de casa, devido a sua versatilidade de habitação e seu alto nível reprodutivo (podem pôr de 16 a 48 ovos, de uma só vez). Das 5000 espécies existentes, as mais populares são a barata-germânica, que é aquela pequenininha, amarronzada e achatada, que pode se enfiar em qualquer fresta, e a barata-americana, a famosa cascuda voadora.
Independente da espécie, é sabido que essas pragas são atraídas por nós mesmos, devido a negligência ou falta de hábitos higiênicos, que transformam o local em que vivemos em verdadeiros focos de sujeira, que é o que essas criaturinhas adoram. Sem contar as possibilidades de proteção e reprodução que a própria casa proporciona com suas frestas, cavidades, pequenos alojamentos e rachaduras. A falta de organização, que resulta em caixas de papelão e tranqueiras amontoadas e/ou espalhadas, também favorece a proliferação das baratas.
Mas qual o problema de acomodar esses seres insignificantes dentro de casa? Por serem animais pequenos, as baratas transitam por todos os lugares possíveis, inclusive esgotos e o lixo, retendo partículas de sujeira não só nas patas, mas, também, nas asas e antenas, e, por isso, são consideradas vetores biológicos de micro-organismos patológicos, tais como bactérias, fungos e parasitas.
Não é muito difícil manter esses insetos indesejáveis fora de casa ou, pelo menos, reduzir suas chances de sobrevivência. É imprescindível que hábitos higiênicos, tanto pessoais, quanto em relação à casa, sejam inseridos e mantidos, de maneira a evitar focos de gordura, principalmente na cozinha, e restos de alimentos nas mesas e no chão. É preciso se atentar, também, a um bom manejo de lixo e resíduos. Outro ponto importante são os ralos e vão das portas. Para resolver estes problemas basta usar ralos com tampa dupla, daqueles que você pode abrir e fechar, de acordo com o uso, e colocar lâminas de borrachas sob os vãos das portas, tendo o cuidado para mantê-los rentes ao chão.
A chegada do verão trás consigo a eclosão de baratas e outros insetos devido a maior facilidade da sua reprodução, que se dá pelo aumento do seu metabolismo, e a necessidade de se manterem aquecidas, exclusivamente, pela temperatura ambiente. Portanto, é nessa época do ano que os cuidados devem ser redobrados para se evitar uma infestação indesejável dessas pragas e aproveitar a estação tranquilamente.