Em cidades grandes como São Paulo um dos maiores problemas em ruas, praças, campos, clubes, faculdades e telhados são as pombas. Elas aparecem sem serem convidadas e sobrem em mesas de refeitórios, rodeiam pessoas, invadem fios, tudo em busca de alimentos.
Doenças:
Apesar de serem aves, os pombos podem transmitir muitas doenças para os cidadãos, por isso também são consideradas pragas.
Consideradas em muitos países um problema ambiental, até recentemente 57 doenças eram catalogadas como transmissíveis por pombos. Entre elas estavam: salmonela, criptococose e histoplamose.
Domesticação:
Muitas pessoas se enganam ao pensar que ter pombos por perto, sem manter contato, evita doenças. Além de sujar todo o ambiente, as fezes dos pombos podem ser os piores problemas. Para quem tem animais, as chances deles terem pulgas são ainda maiores. Portanto, não deixe alimentos em locais abertos, pois a probabilidade deles aparecerem é grande.
Caso sua casa já esteja cheia de pombos, existe um procedimento que os repele, fazendo com que eles não apareçam mais por lá.