Quando se opta pela contratação de uma desentupidora, a fim de realizar um serviço de imunização, cabe a pergunta e a explicação: qual a necessidade desse procedimento? Bom, uma imunização consiste no processo de eliminar a maioria, se não todos, os microorganismos causadores de doenças (conhecidos como patogênicos), de um local ou objeto, podendo ser um reservatório ou uma caixa d’água.
Apesar disso, você pode até argumentar, dizendo que a sua caixa é bem tratada e limpada frequentemente, e que está livre de quaisquer ameaças de bactérias e contaminações em geral, mas, por mais que tente, nunca estará completamente ciente dos riscos que pode correr.
Mesmo em uma caixa d’água, é possível que microorganismos encontrem espaço para se desenvolverem e espalharem doenças na água que corre pelos canos da sua casa. Basta que um pequeno descuido seja cometido, como deixar a tampa da caixa semi-aberta, ou não realizar sua limpeza com os componentes certos, por exemplo. Uma tampa mal fechada pode, inclusive, ser muito convidativa para insetos ou, até mesmo, animais maiores, que podem acabar se abrigando lá e deixando sua água repleta de fezes e doenças transmissíveis.
Por falar nelas, as doenças transmissíveis, presentes na água, são grandes inimigas dos seres humanos, por serem causadoras de sérias doenças, através da contaminação, que pode acontecer pela ingestão de alimentos infectados pela água, durante o seu preparo, pelo contato com a pele, como no banho, por exemplo, ou pelo simples e, aparentemente, inofensivo ato de lavar as mãos.
A falta de limpeza e cuidado com caixas d’água pode acarretar em outros prejuízos à saúde, além da contaminação por bactérias e microorganismos.
É grande o número de doenças que são transmitidas através de parasitas, mais precisamente, mosquitos, que encontram na água parada o lugar ideal para sua reprodução. O exemplo mais conhecido desse caso de parasita é o do Aedes Aegypti, que transmite doenças como a dengue e a febre amarela, “morando” e procriando-se em locais de água limpa e parada, como as caixas d’água que não são devidamente fechadas.
A Cólera, a Hepatite, a Leptospirose e a Diarréia são exemplos de doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada por animais ou por parasitas, e muitas dessas doenças podem causar o óbito, se não percebidas e tratadas a tempo.
Portanto, é bom nunca duvidar da capacidade que uma imunização pode ter na sua caixa d’água.