Em meados de junho, Sérgio Bocalini, vice-presidente da Associação dos Controladores de Vetores de Pragas Urbanas (mais comumente conhecida pelo seu acrónimo, APRAG), fez um comunicado no mínimo curioso: desde que a pandemia começou, a incidência de certas pragas urbanas aumentou consideravelmente.
Para muitos, isso parece um contra-senso; como pode ter aumentado a incidência de pragas urbanas justamente em um período em que as pessoas estão mais em casa?
Há alguns fatores que podem explicar esse aumento.
No texto a seguir, daremos detalhes a respeito desse assunto.
O QUE CAUSOU ESSE AUMENTO?
Segundo a associação, dois fatores em especial causaram esse aumento.
O primeiro foi o fechamento das lojas e de outros estabelecimentos comerciais. A medida que esses locais fecharam as portas, houve uma diminuição na produção de resíduos e, assim, o ambiente deixou de ser favorável para a procriação de certas pragas, como os ratos, por exemplo, fazendo com que as mesmas tivessem que migrar para outros locais — e esses locais são, em geral, justamente as nossas casas.
O segundo fator a contribuir para esse aumento foi o fato de que muitas pessoas, ao ficar mais tempo em casa, passaram a produzir um volume maior de resíduos domésticos, o que, aliado à dispensa de muitos funcionários de limpeza e a redução nas atividades dos serviços de coleta levou a criação de um ambiente propício para as pragas.
COMO FREAR ESSA SITUAÇÃO?
A melhor forma de afastar as pragas urbanas é garantir que a sua casa não tenha um ambiente propício para a proliferação da mesma.
Para tanto, é imprescindível se atentar a sanidade do local, descartando os resíduos corretamente, sejam eles orgânicos ou recicláveis, e realizando limpezas frequentes de forma a garantir que não fiquem eventuais migalhas no local.
Fora isso, é importante manter a dedetização do local sempre em dia; mesmo em um período difícil como esse, no qual o distanciamento social é de praxe, é preciso buscar o apoio de empresas especializadas nesse tipo de serviço — lembre-se que as pragas urbanas são vetores de transmissão de doenças tão ruins ou até piores quanto o Coronavírus em si, como a leptospirose, por exemplo.
Para tanto, conte com o auxílio da Higitec.
Somos uma empresa especializada no controle de pragas urbanas, devidamente certificada e capacitada para atuar até mesmo em um período como esse — em nossas outras postagens já falamos sobre as medidas que estamos tomando para continuar em operação mesmo em um período tão delicado como esse.