Você já deve ter lido ou ouvido por ai que os cupins não gostam de madeiras amargas ou muito duras, como a peroba. O que acontece, na verdade, é que alguns materiais são mais resistentes a esse ataque, o que faz com que, caso existam várias opções disponíveis, o ataque comece pelo modelo que tenha melhor acesso e consumo mais fácil. Portanto, entre uma peroba e um pinho, a chance do pinho ser atacado primeiro é muito grande.
Para que você fique atento a essa praga e evite ataques, nós da Higitec, separamos algumas medidas de segurança que devem ser tomadas:
- Escolher espécies de madeiras apresentem boa resistência natural ao ataque de cupins; ou que apresentem boa permeabilidade aos líquidos preservativos;
- Tomar medidas de prevenção para que o ataque seja reduzido ao mínimo possível.
Outras medidas
- Instale telas de proteção nas janelas de sua casa para evitar que os insetos entrem. No período de reprodução os cupins voam em busca de um ambiente com temperatura e umidade ideais para formarem um ninho. Também é comum que nos dias de chuva, não apenas os cupins, mas muitos outros insetos fiquem agitados e voando. Se encontrarem brechas, logo entrarão.
- Procure usar madeiras tratadas ou naturalmente resistentes como ipê, maçaranduba, peroba, jacarandá e aroeira, entre outras.
- Use tintas e vernizes na parte externa dos móveis e molduras de quadros para tapar as brechas que possam servir de entrada para os cupins.
- Inspecione seus móveis, portas e janelas de madeira periodicamente e note se há algum sinal de presença de cupins. Lembre-se que eles podem ser muito sutis. É preciso ter bastante atenção.
- Evite guardar livros em estantes de madeira, opte pelas de metal, pois os cupins poderão se alojar entre o amontoado de livros sem que você perceba, e danificar ambos: estante e livros.
- Não acumule caixotes, nem outros objetos de madeira na sua casa, principalmente em lugares úmidos. Livre-se deles. É importante saber que árvores e raízes de árvores cortadas também podem servir de alimento e moradia para os cupins.
- Contrate uma empresa especializada para dedetizar a sua casa. Em geral, esses procedimentos são eficazes não só no combate, mas principalmente na prevenção dos cupins por um bom período.