Aqueles que acompanham o nosso blog já sabem que a maior parte das pragas se reproduzem no verão; não à toa, no período mais quente do ano há uma irrupção na população de pragas como ratos, baratas, formigas, aranhas e afins.
O problema é que muitas pessoas, justamente por saberem disso, deixam de tomar os cuidados adequados para afastar essas pragas durante seu período de baixa atividade, o inverno.
Como consequência, elas acabam não apenas sofrendo com a incidência dessas pragas durante o inverno — lembre-se: as pragas urbanas podem até aparecer menos no inverno, mas isso não quer dizer que elas deixam de existir — mas também com um volume ainda maior de pragas durante o verão.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO INVERNO PARA O CONTROLE DE PRAGAS?
Durante o verão a maior parte das pragas está em período reprodutivo. Logo, elas estão no ápice de sua fisiologia, sendo difícil controlá-las.
No inverno, por sua vez, essas pragas estão em um período de baixa atividade — em alguns casos até de fragilidade; a mudança das temperaturas faz com que o habitat de algumas dessas pragas seja afetado e com isso elas ficam vulneráveis.
Por isso, o inverno é o período ideal para acabar com essas pragas; qualquer medida que você tomar nesse período surtirá infinitamente mais efeito.
Dentre as medidas de combate possíveis, destacam-se:
- Realizar dedetizações a cada 90 dias em casas e apartamentos — se possível, o ideal é que esse intervalo seja ainda menor;
- Realizar dedetização mensal em escritórios e empresas;
- Evitar o acúmulo de objetos que possam atrair esses animais;
- Manter a limpeza do ambiente sempre em dia.
Vale ressaltar, ainda, que alguns estudos recentes apontaram que a rápida expansão urbana está alterando o hábito de algumas pragas e fazendo com que pragas silvestres, que antes agiam apenas no verão, tenham maior propensão para agir também durante o inverno. Todo cuidado, portanto, é pouco!
FICOU COM DÚVIDAS? FALE CONOSCO!
Para deixar a dedetização da sua casa sempre em dia e garantir que as pragas urbanas te incomodem o mínimo possível é importante ter sempre à mão um bom prestador de serviço, que esteja habituado a lidar com esse tipo de trabalho.
Nesse momento, conte com o auxílio da Higitec, uma empresa especializada não apenas em dedetização, mas também em desratização, descupinização e uma série de outros serviços.