Estima-se que os paulistanos produzem 180 mil toneladas de lixo diariamente. Muitas pessoas não sabem o destino do lixo quando ele deixa suas casas. Existe um caminho em que todos os resíduos traçam, antes de chegar a seu destino final.
Coleta de lixo:
Todos os dias saem caminhões de um pátio localizado na zona leste de São Paulo, destinados a lugares diferentes para recolher o lixo da população. Mais de doze caminhões, com a capacidade de sete a doze toneladas cada, fazem pelo menos cinco viagens por dia, levando o lixo direto para o aterro. Cerca de 90% deste lixo passa por uma estação, que está sendo construída para melhor administração deste lixo.
Aterros Sanitários:
Apesar do aterro de Santana do Parnaíba ter sido desativado em 2010, o lixo doméstico vai para um aterro particular, regulado e fiscalizado pela Cetesb, que segue todas as normas para evitar contaminação do solo. O líquido que o lixo solta com um tempo de decomposição é drenado para uma piscina e transportado para estações de tratamento de esgotos.
Reciclagem:
Objetos como vidros, VHS, plásticos, papel, entre outros, podem ser reciclados, tornando-se novos produtos, como por exemplo, sacolas. Além disso, a reciclagem diminui a quantia de lixo, diminuindo a poluição. A reciclagem pode começar da sua casa, basta separar papelões, garrafas pet, objetos de vidro e entrega-los em postos de coleta.