Sabesp usa indução de chuvas no Sistema Cantareira

Notícias

Tempo de leitura: < 1 minuto

Última atualização: 14 de fevereiro de 2014

Sabesp usará indução de chuvas no Sistema CantareiraO Sistema Cantareira, que é um dos maiores sistemas de captação e tratamento de água do mundo, administrado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) continua perdendo volume de água, devido a falta de chuvas, no estado.

De acordo com a Companhia, o nível do Sistema chegou a alarmantes 19,4%, no último dia 11 de fevereiro, terça-feira, menor índice da história, o que vai forçar a Sabesp a optar pelo bombardeamento de nuvens e indução de chuvas, orçados em R$ 4,47 milhões.

O contrato que a Companhia firmou com a empresa Modclima Pesquisa e Desenvolvimento Ltda. foi selado em janeiro desse ano, com duração até dezembro de 2015, o que pode ser sinal de uma preocupação da Sabesp com o tempo de duração da estiagem no Sistema Cantareira.

Essa tecnologia de indução permite a aceleração da precipitação de chuvas, através de um processo nomeado por semeadura de nuvens, quando um avião sobrevoa as nuvens, soltando gotículas de água na base delas, com o intuito de acelerar e induzir o princípio de chuvas.

Segundo a Sabesp, a ModClima já havia feito, até a última sexta, cinco voos pela bacia hidrográfica das represas que compõem o Sistema Cantareira, sem, contudo, conseguir resultados suficientes para a elevação dos níveis de água do manancial, apesar de duas precipitações terem sido registradas, fruto da operação.

A Desentupidora Higitec conta com uma equipe técnica altamente qualificada e equipamentos de ponta para oferecer aos seus clientes máxima seriedade, agilidade, garantia e, é claro, limpeza e qualidade na execução de seus serviços. Desentupidora 24 horas com atendimento inclusive aos Sábados e Domingos e Feriados.

Atendemos todos os bairros de São Paulo capital e Grande São Paulo além do ABC e cidades do interior do estado.

2 respostas para “Sabesp usa indução de chuvas no Sistema Cantareira

  1. Adiantaria cavar poços artesianos nas margens dos reservatórios do Sistema Cantareira, de modo que a água encontrada fosse bombeada para alimentar o próprio sistema?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando
X

Olá

Gostaria de

receber uma

ligação?

Entre em contato conosco através do Whatsapp

* Preenchimento obrigatório | Política de Privacidade

  • Me ligue agora
  • Me ligue depois
  • Contato via whatsapp

* Preenchimento obrigatório | Política de Privacidade

* Preenchimento obrigatório | Política de Privacidade

* Preenchimento obrigatório | Política de Privacidade