As pragas urbanas são um problema bastante incômodo para prédios e condomínios, já que elas tendem a se proliferar com facilidade nesses locais, devido a grande quantidade de pessoas vivendo nesses locais e a sua proximidade — imagine a quantidade de lixo que um prédio gera em um único dia.
Por esse motivo, é importante manter a dedetização desses locais sempre em dia.
Pensando nisso, a Higitec preparou um apanhado de dicas acerca de como é feita a dedetização nesse tipo de ambiente.
VISTORIA DE (POSSÍVEIS) FOCOS
O primeiro passo no processo de dedetização de prédios e condomínios é a realização de uma vistoria por parte de uma equipe especializada no local. O objetivo aqui é entender a configuração do local, determinar os principais focos em potencial e a partir disso traçar a melhor estratégia para combatê-los.
Na maior parte dos casos, essa vistoria ocorre na parte externa do edifício ou do condomínio, de forma que o impacto para os moradores é praticamente nulo.
AVISO AOS MORADORES
Uma vez definida a estratégia que será adotada para a dedetização, é preciso comunicar os moradores acerca daquilo que será feito, dando especial destaque para o dia em que o procedimento será realizado, já que os locais tratados ficarão interditados durante algum tempo após a aplicação dos agentes químicos (para mais detalhes acerca disso, veja o penúltimo tópico).
REALIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS
Quando todos os moradores estiverem cientes, é chegada a hora de realizar a dedetização do local.
Para tanto, pode-se apostar na pulverização, na aplicação de pó químico, gel ou até mesmo uma combinação dessas técnicas — nas áreas externas, por exemplo, a pulverização funciona muito bem; para locais fechados, como as garagens e a portaria, o gel e demais iscas são uma estratégia muitas vezes mais interessante.
ISOLAMENTO DAS ÁREAS TRATADAS
Uma vez realizado os procedimentos, deve-se evitar que crianças e animais fiquem ou até mesmo passem pelo local por cerca de 2 horas — o prazo ideal pode variar; geralmente a dedetizadora irá informar isso de antemão.
Outra dica importante e que confunde muita gente é sobre a limpeza; após passado o prazo de isolamento, não é recomendável realizar uma limpeza no local, haja vista que isso pode diminuir a eficiência de alguns dos produtos utilizados.
QUAL A PERIODICIDADE IDEAL PARA A REALIZAÇÃO DA DEDETIZAÇÃO?
Há uma série de fatores que influem na frequência ideal de dedetização, como por exemplo a quantidade de pessoas que vive no local, tipo de uso que é feito do mesmo e assim por diante.
Na maior parte das vezes, realizar a dedetização trimestralmente é uma frequência absolutamente adequada.