É sempre bom realizar a limpeza da caixa d’água, periodicamente. Além de garantir que a água que sua família beberá, lavará roupas, louças e mãos e tomará banhos esteja limpa, tratada e tenha a melhor procedência possível, você, de quebra, pode evitar que bactérias e parasitas se alojem nela, proliferando doenças, como a dengue, por exemplo, já que a água é um hospedeiro natural dos mosquitos que a transmitem e que lá colocam seus ovos, para procriar.
Assim que você optar por realizar a limpeza sozinho, deve ficar atento à essas dicas, que temos para passar:
A primeira de todas, e mais obvia, é você fechar o registro de casa e amarrar a bóia da caixa d’água, para impedir que a água continue entrando. Após isso, esvazie a caixa, abrindo a torneira e, quando só restar um pouco de água nela, tampe-a, para usar esse restante na limpeza. Esfregue suas laterais e paredes usando apenas panos e escovas de cerdas macias. Nunca se deve usar sabão, detergente ou qualquer outro produto desse tipo. Retire a água e a sujeira através de baldes e panos, para fazer com que a caixa fique completamente limpa.
Após esse procedimento de limpeza, abra o registro da casa, faça com que a água volte a entrar e coloque um litro de água sanitária, para cada mil litros de água que entrarem na caixa. Deixe lá por, pelo menos, duas horas. Lembre-se de não tampar a caixa, durante esse tempo.
Depois dessas duas horas, repita o procedimento para impedir a passagem de água, fechando o registro ou amarrando a bóia da caixa. De novo, esvazie-a, liberando a água que estava lá, pelas últimas duas horas, abrindo as torneiras. A função da água sanitária será a de descer limpando e desinfetando os canos, ao mesmo tempo. Nunca use essa água para mais nada, além da limpeza da caixa.
Agora sim, você poderá tampá-la, para evitar os problemas com parasitas, como alertamos, no começo do texto. O mais correto é que você volte a limpá-la, após um período de um ano, a aprtir da última limpeza. Para não se esquecer, marque a data da limpeza atual, do lado de fora da caixa.
E, por último, abra o registro (ou desamarre a bóia que estava evitando a passagem da água), para que a água desça, e volte a usá-la, como antes.
Se você não se sentir seguro para realizar tal limpeza, nós, da desentupidora Higitec, realizaremos o serviço de limpeza de caixas d’água, para você.