Por incrível que pareça, muitas pessoas se esquecem de que existe um sistema de drenagem em sua rua ou edificação.
Até que elas precisam dele; nessa hora, elas se lembram dele.
Como consequência, há centenas de sistemas de drenagem em situação precária.
Quando chega a época de chuvas, não dá outra: o problema aparece; o sistema está entupido, a água não drena e o ambiente fica alagado.
Vemos isso acontecer incontáveis vezes, em especial durante o verão, quando as chuvas são mais frequentes e intensas.
Se você não quer fazer parte do grupo de pessoas que só percebe a importância do sistema de drenagem tarde demais, continue lendo o texto e veja as dicas que separamos para ajudá-lo a manter esse sistema sempre em condições de operação.
QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE SISTEMA?
Antes de seguirmos adiante, falemos da importância do sistema de drenagem.
Para aqueles que não sabem, esse tipo de sistema é construído com o objetivo de reter, tratar (em alguns casos) e transportar águas pluviais de um ponto ao outro.
Ele deve, portanto, ser capaz de escoar a água da chuva.
Esse tipo de sistema pode ser tanto público, como é o caso das sarjetas e bocas de lobo, como particular, sendo instalado em edificações residências e comerciais.
No caso do sistema público, há pouco que possamos fazer para evitar problemas; cabe a nós fazer o mínimo, que é evitar jogar lixo na rua e avisar as autoridades competentes caso vejamos algo de errado.
Já no caso dos sistemas particulares, temos mais controle; se tomarmos as devidas providências, somos capazes de garantir que ele esteja sempre devidamente limpo e funcional para escoar a água da chuva.
PREVINA PARA NÃO REMEDIAR
Certas obstruções nos encanamentos podem ser resolvidas com relativa facilidade pelo próprio morador. Outras, no entanto, requerem auxílio profissional.
No caso do sistema de drenagem, o segundo cenário é quase sempre aquele que prevalece; se houver obstrução nesse sistema, é altamente provável que você irá precisar chamar ajuda profissional.
Sendo assim, o melhor que você pode fazer é tomar certas precauções para evitar que o seu sistema chegue a entupir.
- Utilize ralos hemisféricos ou grelas para evitar que detritos entupam a boca;
- Faça verificações frequentes para garantir que não haja nenhum tipo de rachadura ou fissura nos canos do sistema;
- Faça limpezas regulares no sistema para garantir que a sujeira não acumule e se torne ainda mais difícil de tirar.
PRECISA DE AJUDA? FALE CONOSCO!
Se você quer manter o seu sistema de drenagem sempre em boas condições, não hesite; entre em contato com a Higitec e descubra de que forma podemos lhe ajudar.
Somos uma empresa com tradição ímpar de mercado, que há anos atua não apenas com limpeza de sistema de drenagem, mas também uma série de outros serviços.