Trocar uma torneira é algo relativamente simples; a maior parte das pessoas é capaz de fazer esse serviço por conta própria.
Em certos casos, contudo, há alguns detalhes que complicam e dificultam o processo, fazendo com que seja necessária a presença de um profissional capacitado.
O problema é que muitas pessoas não sabem discernir situações corriqueiras daquelas que são problemáticas; incontáveis pessoas acham que a troca de sua torneira é algo fácil de se fazer, tentam executar o procedimento e acabam piorando o problema.
Sendo assim, a equipe da Higitec separou abaixo algumas dicas para lhe ajudar a saber em quais situações você pode realizar o reparo por conta própria e quando é preciso chamar ajuda profissional.
SITUAÇÕES DE RISCO
- A ROSCA ESTÁ DANIFICADA: muitas vezes, ao realizar serviços em encanamentos, temos que exercer certa força para fixar ou soltar uma peça. Ao fazê-lo, corremos o risco de danificar a tubulação em si. Quando isso acontece, não há gambiarra que resolva; não importa quanto veda-rosca você coloque, a água irá vazar. Por isso, esse é o primeiro indicativo de que você precisará de ajuda para realizar a troca de sua torneira; se a rosca estiver danificada, chame um profissional para ver o que é possível fazer;
- O MECANISMO É COMPLEXO: algumas torneiras são simples; outras, bastante complexas, possuindo uma série de ligações. Caso a torneira que você irá colocar seja do segundo tipo, considere ter apoio profissional;
- A TORNEIRA ESTÁ ENGASGADO: não é incomum afixarmos uma torneira e depois perceber que ela está trabalhando de forma intermitente, quase como se estivesse engasgado. Quando isso ocorre, é interessante chamar um profissional; é possível que o seu encanamento esteja sujo e precisando de uma limpeza;
- O CONSUMO AUMENTOU APÓS A TROCA: se você notar que o consumo de água em sua casa aumentou muito após a troca, desconfie; é possível que tenha algum vazamento escondido pela casa — por incrível que pareça, as vezes a simples instalação de uma nova torneira é suficiente para desequilibrar o sistema de encanamento; ao afrouxar a torneira velha, por exemplo, os canos podem ter se movido e uma avaria interna acontecido. Na dúvida, investigue.
FICOU COM DÚVIDA? FALE CONOSCO!
As situações mencionadas acima são apenas alguns exemplos que podem fazer com que um profissional seja necessário; há incontáveis outros cenários nos quais a presença de alguém especializado nesse tipo de serviço pode ser interessante.
Justamente por isso, a equipe da Higitec está sempre à disposição de seus clientes, pronta para ajudá-los sempre que assim se fizer necessário.