Milhares de pessoas nutrem o sonho de ter uma piscina em casa. Ao realizarem tal sonho, contudo, muitas vezes o resultado é diferente daquele que elas esperavam; uma piscina pode trazer muita alegria e diversão, porém também trás gastos substâncias, em especial quando há algum problema na mesma, como um vazamento, por exemplo.
Para facilitar a sua vida e garantir que você não irá desanimar com a sua piscina, separamos abaixo algumas dicas de como você pode agir para detectar e solucionar um possível vazamento.
CONFIRA SE ALGO ESTÁ REALMENTE ERRADO
Se você notar que o nível da água de sua piscina diminui, procure não assumir imediatamente que há um vazamento no local; em boa parte dos casos a diminuição no nível da água é um processo natural, decorrente de fatores como:
- Dias muito quentes e secos;
- Agitação anormal da água, como por exemplo aquela provocada por cascatas e/ou bordas infinitas;
- Sistema de aquecimento da água;
- Manutenção da piscina (certos produtos ou tarefas tendem a provocar uma certa diminuição no nível da água).
Para garantir que um vazamento esteja, de fato, ocorrendo, faça o seguinte:
- Marque o nível da água com uma fita crepe e aguarde alguns dias para ver o quanto ela irá baixar. Após esse período, meça o quanto ela baixou; o normal é que ela evapore uma média de 3mm por dia;
- Se você notou que ela baixou mais que isso e ainda está desconfiado de que haja um vazamento, pegue um balde, encha-o de pedras e de água e o coloque no interior da piscina, em um degrau e/ou escada. Procure deixar a água dentro do balde no mesmo nível da piscina. Após alguns dias, observe se existe diferença no nível de ambos. Se houver, existem boas chances de que a piscina esteja, de fato, vazando.
DESLIGUE A BOMBA DE SUA PISCINA
Se você detectou um vazamento, a primeira coisa que você deve fazer é deixar de usar a bomba de sua piscina e ver se isso resolve o problema. Caso o vazamento diminua, é provável que algum ponto do sistema interno de encanamento esteja quebrado ou mesmo que algumas das máquinas estejam vazando.
AVALIE OS ARREDORES DO LOCAL
Na sequência, vá à casa de máquinas de sua piscina e veja se tem água ou algo anormal / diferente no local. Muitas vezes o vazamento está ocorrendo em algum desses pontos, então é importante ir verificar.
FAÇA O TESTE DA TINTA
Caso o vazamento continue mesmo com a bomba desligada e esteja tudo normal na casa de máquinas, o próximo passo é comprar um tipo de tinta específico para piscina, ou mesmo corante alimentício, e colocá-lo próximo dos pontos nos quais é mais provável que vazamentos ocorram, como por exemplo próximo das luzes, grelhas, canos de sucção e outros; esses locais são propensos a vazamentos, então ao aplicar tinta neles fica mais fácil ver se a água está sendo sugada de forma anormal.
BUSQUE AUXÍLIO PROFISSIONAL
Por mais que haja uma série de medidas que você pode tomar para verificar o que está acontecendo com sua piscina, muitas vezes apenas um profissional é capaz de afirmar com 100% de certeza se existe ou não um problema.
Se você está com dúvida, ou mesmo se já identificou a existência de um vazamento e precisa corrigi-lo, busque o auxílio de um caça vazamento, como a Higitec, por exemplo, que está há mais de 50 anos no mercado, possuindo ampla experiência não apenas em vazamentos, mas também em desentupimento, dedetização e uma série de outros serviços.