Desde o início de janeiro São Paulo começou a receber chuvas, com pancadas cada vez mais fortes. Vários pontos da cidade sofreram com alagamento, como, por exemplo, o Itaim Bibi, bairro localizado na Zona Lesta da cidade, que possui doze ruas que sofrem há nove dias por conta das chuvas.
A água chegou a invadir 19 residências e prejudicar a entrada de 164. O bairro sofreu com o mesmo problema de enchente no ano passado, em que tiveram que construir uma ponte improvisada para que os moradores conseguissem deixar suas casas. Alguns chegaram até a faltar no trabalho. Na época, era comum ver colchões d’água servindo de barco para que as pessoas conseguissem retirar os objetos de maior valor de suas casas.
A água acumulada por mais de uma semana pode causar doenças sérias para os que a enfrentarem. Inspetores da saúde se encontram no local para avisar moradores do risco. Todos reclamam dos bueiros entupidos e da falta de manutenção da rua. Se houvesse serviço de desentupidora a população sofreria bem menos com a chuva.
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, está tentando encontrar alguma solução para o local, enquanto isso foi sugerido que as famílias fossem removidas de suas casas, porém sem previsão para que isso aconteça, pois depende do Governo e não da Prefeitura.