Baratas
Existem cerca de 4.000 diferentes espécies de baratas, dentre elas menos de 1% são consideradas pragas urbanas.
Elas possuem pequenos pelos nas costas que funcionam como sensores informando a presença de perigo através de mudanças na corrente do ar a sua volta. Dependendo da espécie seu tamanho pode variar entre 4 mm e 20 cm.
As baratas atuam como vetores mecânicos e biológicos de diversos patógenos, (bactérias, fungos, protozoários, vermes e vírus) podendo dessa forma causar inúmeras doenças aos seres humanos como: reações alérgicas, febre tifóide, hepatite A, cólera, difteria, verminoses intestinais, amebíase, giardíase, helmintíase, entre muitas outras, que podem ser adquiridas nos alimentos, onde elas passam.
Hábitos e Habitat
Em geral as baratas gostam de lugares quentes e úmidos podendo variar de acordo com a espécie. São comumente encontradas em: serrapilheiras, sob pedras, cascas de arvores, em ninhos de himenópteros e isópteros, no interior das edificações humanas (principalmente na cozinha), e na rede de esgoto. Apresentam ainda hábito noturno, período no qual procuram por alimentos e parceiros.
Quando encontramos baratas urbanas durante o dia, pode ser um indicativo de alta densidade populacional (em média para cada barata encontrada, pode haver 50 escondidas) e/ou falta de alimento e água.
Principais Espécies Urbanas
Barata Germânica ou Barata Alemã (Blattella germânica)
A Barata-Germânica (Blatella germanica) também é conhecida pelos nomes de barata-alemã, barata-loira, barata-francesa, baratinha-francesa e francesinha. É uma espécie de inseto da ordem Blattodea, da família Blattellidae, originária da região oriental da África, é doméstica e cosmopolita.
Possui pequeno tamanho medindo entre 10-15 mm de comprimento, coloração castanho-clara e com duas faixas longitudinais escuras no pronoto.
Vivem normalmente em cozinhas e restaurantes; e é a praga mais importante dentre as baratas, devido seu alto potencial reprodutivo.
Barata Americana ou Barata de Esgoto (Periplaneta americana)
A barata americana (Periplaneta americana) também conhecida como barata de esgoto é uma espécie de barata grande (tamanho entre 2,5 cm a 4 cm), dotada de asas e com coloração mais escura. É bem comum no Brasil, nos estados do sul dos Estados Unidos, e em climas tropicais, e pode ser achado em muitos lugares do mundo.
A barata americana também é considerada uma espécie sinantrópica, ou seja, que vive perto das habitações humanas e utiliza-se dos restos de alimentos para sua própria alimentação. Pode viajar rapidamente e cabe em buracos relativamente pequenos apesar de seu grande tamanho. É conhecida por ser muito ágil, e suas asas a ajudam a ser uma boa voadora.