Brocas
As brocas são insetos da Ordem Coleoptera que se destacam como os mais prejudiciais as florestas, tanto pelo dano ocasionado quanto pela dificuldade de controle. A madeira é a fonte de alimento para a maioria da brocas, além de servir ainda como moradia. As brocas atacam tanto a arvore viva como as recém abatidas.
As espécies de broca consideradas mais importantes por causarem maiores danos são: Broca de madeira e Broca do coqueiro.
Broca de Madeira
As brocas de madeira são pequenos besouros que se alimentam de madeira, bambu e Cana-da-índia. Vivem em média 24 horas na forma adulta.
Elas depositam seus ovos em pequenas frestas existentes na madeira da qual se alimentam e onde ainda formam diversas galerias ate atingirem o estado adulto quando sairão da madeira para depositar seus ovos em um novo local.
Broca do Coqueiro
A broca do coqueiro (Rhynchophorus palmarum) é um besouro da família dos curculionídeos, considerado praga por atacar coqueiros e palmeiras. Possui cerca de 45 mm de comprimento, coloração negra e opaca e élitros sulcados na parte mediana.
Também são chamados de aramandaiá, bicudo-do-coqueiro, elefante e moleque.