Escorpiões
O escorpião, também conhecido por lacrau ou alacrau, é um animal invertebrado artrópode que pertence à ordem Scorpiones estando enquadrado na classe dos aracnídeos. Segundo pesquisas, foram eles os primeiros artrópodes a conquistar o ambiente terrestre.
Atualmente são conhecidas cerca de 1.600 espécies e subespécies distribuídas em 116 gêneros diferentes em todo o mundo com exceção da Antártida.
No Brasil existem cerca de 140 espécies, sendo as mais importantes em Saúde Pública pertencem ao gênero Tityus, destacando-se as espécies Tityus serrulatus (escorpião amarelo) e Tityus bahiensis (escorpião preto).
O veneno de escorpiões do tipo Tityus serrulatus, que parece ser o veneno mais tóxico de todos os escorpiões da América do Sul, age sobre o sistema nervoso periférico dos humanos, causando dor, pontadas, aumentando a pulsação cardíaca e diminuindo a temperatura corporal.
O escorpião do tipo Tityus bahiensis é o responsável pelo maior número de casos de acidentes em áreas rurais. O seu veneno é neurotóxico, age sobre o sistema nervoso, mais precisamente no bulbo, muitas vezes letal, causa paralisia respiratória.
O tratamento em ambos os casos, consiste na aplicação de um anestésico (lidocaína a 2%) no local da ferroada e soro antiescorpiônico (obtido de escorpiões vivos). O tratamento deve ser hospitalar, de preferência com a apresentação do escorpião para facilitar o diagnóstico e o tratamento.