Morcegos
Os morcegos (ordem Chiroptera) são os únicos mamíferos capazes de voar e representam um quarto de toda a fauna de mamíferos do mundo. Com quase mil espécies diferentes, que possuem uma enorme variedade de formas e tamanhos, possuem enorme capacidade de adaptação a qualquer ambiente e ampla variedade de hábitos alimentares, pois podem se alimentar de frutas, néctar, pólen, artrópodes, pequenos vertebrados e peixes. Somente três espécies se alimentam de sangue, e são encontrados apenas na América Latina e no Sul do México. Dessa maneira contribuem substancialmente para o equilíbrio dos ecossistemas, pois atuam como polinizadores, dispersores de sementes e controladores das populações de insetos.
Muitas espécies possuem hábito noturno saindo de seus esconderijos ao entardecer e início da noite. Algumas espécies localizam o alimento pelo olfato, e até pela visão. Possuem o extraordinário sentido de ecolocalização ou biosonar que utilizam para voar por entre obstáculos ou para caçar suas presas.
Os morcegos insetívoros possuem ampla distribuição geográfica e atuam no controle de insetos pragas agrícolas e espécies de importância em Saúde Pública. Os morcegos frugívoros são aqueles que se alimentam de frutos (frugívoros) e néctar (nectarívoros) sendo encontrados nas regiões tropicais e subtropicais promovendo a polinização e disseminação das sementes de muitas espécies vegetais.
Os morcegos carnívoros englobam um pequeno número de espécies que se alimentam basicamente de rãs, camundongos, peixes e outros animais. Os morcegos hematófagos incluem somente três espécies que são encontradas apenas na América Latina, sugando animais de sangue quente como aves e mamíferos.
Os morcegos são muito conhecidos como os responsáveis pela transmissão da raiva, podendo também transmitir outras enfermidades como a brucelose, quando atacam um animal contaminado são infectados e se tornam transmissores da doença.
As áreas urbanas fornecem abrigo em suas construções para muitas espécies de morcegos insetívoros e fitófagos. A arborização urbana fornece abrigo nas copas e ocos das árvores, além de alimento através de flores e frutos. A iluminação da cidade atrai um grande número de insetos que são o alimento das espécies insetívoras.
Dentre as principais espécies não hematófagas que ocorrem em áreas urbanas podemos citar:
- Artibeus jamaicensis
- Artibeus lituratus
- Eptesicus brasiliensis
- Eumops auripendulus
- Glossophaga soricina
- Lasiurus ega
- Molossus molossus
- Noctilio albiventris
- Nyctinomops spp
- Peropteryx macrotis
- Phyllostomus discolor
- Phyllostomus hastatus
- Platyrrhinus lineatus
As espécies hematófagas são:
- Desmodus rotundus
- Diaemus youngi
- Diphylla ecaudata