Moscas
Conhece-se aproximadamente 120.000 espécies de dípteros (seres que possuem duas asas) e estima-se que existam mais 1 milhão de espécies viventes.
Os dípteros pertencem a um dos quatro maiores grupos de organismos vivos, existindo mais moscas do que vertebrados.
Algumas moscas são benéficas ao homem sendo utilizadas em experiências principalmente relacionadas a estudos genéticos como a Drosophila, outras espécies são utilizadas ainda como agentes de controle biológico de plantas daninhas
As moscas são muito comuns em áreas rurais e urbanas, sendo as principais: a mosca domestica (Musca domestica), mosca varejeira (Chrysomya) e Mosca-dos-filtros (Psychodidae).
Mosca Doméstica (Musca Domestica),
A mosca-doméstica (Musca domestica) é um dos insetos mais populares nas áreas urbanas. Atuam como vetores mecânicos, contaminando os alimentos em que pousam podendo causar distúrbios gastrointestinais.
Vivem em torno de 25 e 30 dias, as fêmeas colocam cerca de 120 a 150 ovos de cada vez, que demoram de 8 a 24horas para eclodir dependendo da temperatura.
As larvas são brancas, não gostam de luz e são muito ativas levam de 5 a 8 dias para alcançarem fase de pupa quando possuem uma coloração marrom clara, não se alimentam nem se movimentam, fase na qual permanecem de 4 a 5 dias ate alcançar a fase adulta.
O ciclo de vida da mosca varia de acordo com a temperatura e a umidade, quanto maior, mais rápido ocorrera o ciclo de vida.
Mosca Varejeira (Chrysomya)
Também conhecidas como biru, mosca-da-carne, mosca-de-bicheira, mosca-vareja, beronha, varejeira, moscas-do-berne, ou moscas-berneiras (Dermatobia hominis). As moscas varejeiras são de grande tamanho, geralmente possuem uma coloração verde azulado metálico, possuem aparelhos bucais atrofiadas, o ovopositor não é visível; depositam os ovos nos tecidos vivos ou mortos de vertebrados ou substâncias orgânicas em decomposição.
A larva é parasita obrigatório causando no hospedeiro uma miíase, afecção parasitária devida à infestação dos tecidos ou cavidades do corpo por larvas de insetos. Algumas espécies (Dermatobia hominis) depositam por lesão uma única larva esbranquiçada conhecida por berne, produzindo uma miíase nodular cutânea; outras espécies (Cochliomyia hominivorax) depositam vários ovos, ocasionando inúmeras larvas na lesão denominada bicheira.
As moscas que produzem o berne não depositam seus ovos diretamente no hospedeiro, necessitam que outros insetos os veiculem até a vítima. Já as que produzem bicheira depositam seus ovos diretamente sobre a ferida da vítima.
As moscas varejeiras quando adultas transmitem ainda doenças intestinais bem como a poliomelite.
Mosca-dos-Filtros (Psychodidae)
A Mosca-dos-filtros, também conhecida por mosca-de-banheiro, ou ainda tabelinha, pertencem a família dos psicodídeos e possuem esse nome pois são freqüentemente encontrados em banheiros, uma vez que suas larvas criam-se nos ralos e nos encanamentos do esgoto.
No Brasil, ocorrem principalmente quatro espécies, três do gênero Psychoda: Psychoda alternata, Psychoda cinerea, Psychoda satchelli e uma do genero Telmatoscopus: Telmatoscopus albipunctatus. No caso da sua presença em banheiros, seus ovos são depositados nas paredes dos ralos, próximo à superfície da água. Elas possuem apenas 12 horas de vida.